Close Menu

Busque por Palavra Chave

Li, Vi e Ouvi | Escravidão, deficiência e advento

Por: João Lamarque de Almeida
12/12/2022 09:22 - Atualizado em 12/12/2022 09:23
Tamanho da fonte: A A

A escravidão internacional

O dia 02 de dezembro é o Dia Internacional para a Abolição da Escravidão. A escravidão é uma realidade nos dias de hoje no mundo. Ela se apresenta de várias formas, incluindo o tráfico de pessoas, exploração sexual, trabalho infantil, casamento forçado e exploração severa de pessoas para ganho pessoal ou comercial. No Código Penal Brasileiro, é crime reduzir alguém à condição análoga à de escravo, quer o submetendo a trabalhos forçados ou à jornada exaustiva, ou o sujeitando a condições degradantes de trabalho.

Pessoas com deficiência

Faz 30 anos em 2022 que, no dia 03 de dezembro, foi aprovado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Internacional das Pessoas Portadoras de Deficiências, buscando ampliar a inclusão dessas pessoas na sociedade. Cerca de 10% da população mundial tem algum tipo de deficiência, o que requer de todos nós uma melhor compreensão e uma maior mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar das pessoas portadoras de alguma deficiência.

O advento

O advento é uma espera construtiva, onde já experimentamos a realidade vindoura. Não é mudar o destino ou mudar o futuro, é transformar o agora, o presente. Viver plenamente o tempo de Deus, que é o hoje para cada um de nós, sempre. João ensina a humildade desse processo, nem ele é digno de Jesus, não se tratando de merecimento, mas sim de acolher sua misericórdia. Aquele que batiza com fogo, e no Espírito Santo, o advento não é mais esperado. Ele já está aí.

Pensamento

Pensar é perigoso, não pensar é mais perigoso

- Hannah Arendt


Semasa Itajaí
São José - Maio
Unochapecó
Rech
Publicações Legais

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro